Blog

livros online

Livros online: vantagens e desvantagens

A existência de livros online cresceu exponencialmente com a expansão tecnológica, principalmente por causa da internet. O primeiro livro online foi publicado em 1993. Desde então, esse é um mercado que angaria mais consumidores a cada ano.

É importante frisar que os livros digitais não são inimigos das versões físicas. O comércio literário não pode ser analisado de forma maniqueísta. Os dois formatos possuem suas vantagens e desvantagens, podendo coexistir em paz.

No post de hoje, abordaremos os pontos positivos e negativos dos livros online. Traremos características que validam o sucesso desse formato, mas também mostraremos que nem toda inovação é infalível. Vamos lá!

Vantagens

Espaço:

Os e-books são uma ótima maneira de economizar espaço. Por serem consumidos através de aparelhos eletrônicos (tablets, celulares, computadores, e-readers), a preocupação em encontrar um lugar para guardar a cópia de seu livro desaparece.

A possibilidade de armazenar milhares de livros em apenas um lugar é uma vantagem e tanto. Por mais que ter os exemplares na estante seja esteticamente divertido e prazeroso, a obtenção das versões digitais é uma maneira prática e uma alternativa a se pensar.

Sem luz ambiente:

Outra vantagem é a possibilidade de lê-los sem precisar deixar aquele abajur ligado. Como os próprios dispositivos possuem sua iluminação própria e ajustável, essa é uma vantagem para quem gosta de ler à noite ou em ambientes com pouca luminosidade.

Preço:

O preço dos e-books ainda é uma questão geradora de discussão. Por mais que na maioria das vezes o valor seja menor do que o da versão física, essa diferença é ínfima, principalmente no mercado brasileiro. Desta forma, quem procura economizar até o último centavo ao adquirir um livro, deve se agradar com os digitais.

Entretanto, a paridade dos preços deve ser discutida e analisada. Em alguns casos, versões online acabam tendo o preço maior do que a física, o que não deveria ocorrer, já que sua produção tem um custo menor.

Durabilidade:

Os livros online possuem uma durabilidade infinita. Como podem ser baixados para diversos dispositivos, não há aquela preocupação em perder ou de esquecer em algum lugar. Assim, o livro estará sempre à disposição do leitor e em ótima qualidade.

Agilidade na entrega:

A compra de livros pela internet cresceu nos últimos anos. Porém, uma das desvantagens de se obter um livro (físico) através de sites é o tempo de entrega. Algumas são feitas com extrema rapidez, mas outras podem demorar semanas. Nessa questão, os e-books são mais práticos, pois após o click no botão comprar, o conteúdo já fica disponível para ser consumido imediatamente.

Transporte:

Muitas vezes necessitamos transportar vários livros de uma só vez, o que pode gerar um certo desconforto. Outras vezes, o livro também pode sofrer avarias durante a locomoção, prejudicado sua leitura.

Com os livros online, este problema não existe. Com a atual capacidade de memória dos aparelhos eletrônicos, é possível carregar centenas de publicações sem se preocupar com o peso ou com possíveis estragos.

Desvantagens    

Sem troca:

Ao adquirir um livro online é preciso estar ciente de que não será possível vendê-lo ou trocá-lo, algo extremamente comum com versões físicas. Então, para quem gosta apenas de ler o livro e não se importa em guardá-lo para a posteridade, os e-books podem ser uma desvantagem a longo prazo.

Cansaço:

A luz que os dispositivos de leitura emanam é cansativa para os olhos. Por mais que todos os aparelhos eletrônicos possuam um controle de brilho, a luminosidade artificial se torna um incômodo para quem gosta de ler por horas e horas.

Distração:

Como muitos dos livros online são consumidos em celulares, tablets e computadores – aparelhos com dezenas de funcionalidades – a atenção do leitor pode ser facilmente distraída, tornando a leitura pouco produtiva.

Sem eletricidade, sem livros:

É preciso estar sempre em um local com eletricidade. Como os dispositivos utilizados para leitura necessitam de energia elétrica para serem carregados, isso pode se tornar uma dificuldade dependendo dos acontecimentos e da localidade em que se está presente.

Veredito

Com uma maior imersão populacional no meio digital, o consumo de livros online deve aumentar nas próximas décadas. Por ser um conteúdo facilitador e com muitas vantagens, esse formato tende a se aprimorar com o passar do anos.

Todavia, ainda existem algumas barreiras que prejudicam o consumo digital de livros. Apenas com o tempo esses obstáculos serão superados. Por isso, o importante, no momento, é que tanto os e-books quantos os livros físicos continuem sendo consumidos vorazmente.

Qual a sua opinião sobre livros online? Você já os utiliza com bastante frequência? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências com livros digitais.